Resenha | UM PORTO SEGURO, por Nicholas Sparks

Capa do livro resenhado

Ficha Técnica

Gênero: Romance Contemporâneo
Nome original: Safe Haven
Publicação: 2012
Editora: Novo Conceito
384 páginas

Sinopse

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Compre e Leia


Resenha

Contada em terceira pessoa pelo ponto de vista principalmente dos protagonistas Katie e Alex, temos a história dessa misteriosa mulher que chegou a pouco tempo na pequena cidade de Southport com o intuito aparente de recomeçar sua vida em um lugar tranquilo, e que mantém certa distância das pessoas.

[...] Ela gostava deste lugar. Southport era diferente de Boston, da Filadélfia e também de Atlantic City, com seus sons incessantes de trânsito, os odores e as pessoas correndo pelas calçadas. Além disso, era a primeira vez em sua vida que encontrara um lugar para chamar de seu. [...]

Mesmo tão reservada, Katie acaba por fazer amizade com sua vizinha Jo, que lhe dá muito apoio emocional e permite a ela enxergar que às vezes vale a pena abrir o coração. Ao conhecer Alex, ela vê um homem gentil e atencioso, o completo oposto das suas experiências anteriores, e aos poucos eles vão se aproximando, principalmente por ele ser pai de duas crianças que facilmente vão quebrando as barreiras de Katie, especialmente a pequena Kristen.

Por gostar de crianças, a aproximação do casal acontece mais por tabela do que um interesse romântico convencional; quando Alex nota que Katie tem algo de especial, ele pensa que talvez possa recomeçar, haja vista que até então ele não havia conseguido se interessar por mais ninguém depois de perder sua falecida esposa tão precocemente. Sua dedicação aos filhos também o impediu de ter distrações, e o fato de Katie gostar das crianças é só mais uma razão para se conhecerem melhor.

Juntos eles acabam se permitindo viver uma história que permitirá acabar com a solidão dele e afastar o passado sombrio dela. Isso assusta Katie, mas por mais que tente, ambos já estão muito próximos, até que partes do seu passado complicado voltem à tona e ameacem a felicidade dos dois. Gostei da história, pois é bem agradável e tranquila, mas há alguns fatos no final que achei que foram surpreendentes e estranhos ao mesmo tempo, deixando o contexto um pouco menos crível, então preferi ignorar por não combinar com a construção da narrativa até aquele ponto. No geral, este é um romance leve e uma leitura bem rápida e sem maiores reviravoltas.

Visão Geral

Plot 8
Personagens 8,5
Impacto Pessoal 7
Final 9

Em Suma

Marcante. Leve. Escrita Cativante | 8,1

Compre e Leia

Comentários

Postagens mais visitadas