Resenha | DEIXE A NEVE CAIR, por John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle

Capa do livro resenhado

Ficha Técnica

Gênero: Young Adult/ Contos
Primeira publicação: 2008
Publicação: 2013
Editora: Rocco/ Rocco Jovens Leitores
336 páginas

Sinopse

Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor.

Os jovens desses contos têm mais em comum do que apenas a nevasca que isola a cidade. E como nada acontece do jeito que eles haviam planejado, resta a pergunta: será que a magia do Natal vai presenteá-los com o milagre que eles tanto desejam?

Compre e Leia


Resenha

Em um clima natalino e de romance adolescente, temos aqui reunidos três diferentes contos, todos em primeira pessoa, escritos por autores que tem cada um seu estilo, e além de ocorrerem no mesmo universo, se entrelaçam.

Tudo começa com a maior nevasca dos últimos anos na pequena cidade de Gracetown, onde acompanhamos os diferentes grupos de personagens com suas aventuras de férias. O tema amor é recorrente, então, novamente, estas são histórias românticas. Isso torna o livro divertido, mas nesse caso não tem lá grande profundidade.

As três histórias podem ser lidas individualmente, mas é muito divertido ver elas se sobreporem e os personagens retornarem mais tarde. Aliás, isso é algo a se destacar: tenho que admitir que é muito boa a forma como os três escritores lidam com os personagens e elementos que se cruzam, porque o livro se encaixa sem esforço.

O Expresso Jubileu – Ao ser enviada de última hora para a casa de seus avós após um incidente com seus pais, Jubileu acaba passando o natal com desconhecidos que encontra durante a parada forçada que tem após a nevasca impedir a viagem do trem onde ela estava, o que também é um pano de fundo para os outros contos. Durante os acontecimentos, ela tem tempo para repensar seu relacionamento com Noah. É uma ótima história sobre não sacrificar sua autoestima em prol de um relacionamento, mesmo que esse pareça perfeito.

O Milagre da Torcida de Natal – Tobin passa uma noite de aventuras com seus amigos e enfrentam a nevasca após serem “convocados” até a Waffle House pelo seu amigo Keun, com a missão de levar um jogo de Twister para as líderes de torcida daquele trem que parou. A história tem uma urgência que deixa os acontecimentos mais emocionantes, e sem dúvidas esse é o mais divertido dos contos.

O Santo Padroeiro dos Porcos – Mostra Addie, uma protagonista autocentrada e narcisista se tornando mais autoconsciente e generosa. Ela queria muito que seu namorado fosse mais dado a “grandes gestos”, e a falta de mudanças nele acabou fazendo ela estragar a relação dos dois. Embora pareça estar presa em seu próprio mundo na maior parte do tempo, Addie ainda se preocupa com seus entes queridos. Ela quer os grandes gestos em um relacionamento, assim como nos filmes, e quem não gostaria? Infelizmente isso bate de frente com a personalidade mais contida de seu amado.

[...] – Não pode simplesmente confiar no nosso amor, sem me pedir para prová-lo a cada segundo? [...]

Mesmo que às vezes pareça que as pessoas não se esforçam muito, elas podem estar sim se dedicando, mas de sua própria maneira. Todos nós falamos diferentes linguagens de amor, e não entender isso pode ser o problema em si. Aqui também é onde há uma resolução final para todas as histórias.

Visão Geral *

* média de todos os contos

Plot 8,2
Personagens 8,7
Impacto Pessoal 8,2
Final 8,9

Em Suma

Divertido. Empolgante. Escrita Cativante | 8,5

Compre e Leia

Comentários

Postagens mais visitadas