Adaptações | Deixe a Neve Cair

poster filme deixe a neve cair
capa do livro deixe a neve cair

Alerta de Spoiler⚠️

Talvez esse texto faça mais sentido para quem já leu o livro Deixe a Neve Cair, por John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle, com resenha aqui no site.

Em uma época tão conturbada e cheia de más notícias, muitas vezes o que nossa cabeça mais precisa é de leveza e paz, e nada como um filme divertido com natal – e romance! – como pano de fundo, não é mesmo? Não é nem um pouco difícil encontrarmos adaptações de livros Young Adult (YA), especialmente com a grande presença do streaming, que veio só aumentar esse volume. Para quem não sabe, o livro Deixe a Neve Cair é uma reunião de três contos escritos por John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle.

Na resenha do livro que escrevi há mais detalhes sobre os contos, mas basicamente as histórias giram em torno de eventos que ocorreram após uma terrível nevasca na cidade de Gracetown. No filme, as diferenças já começam por aí: não há nenhuma nevasca absurdamente marcante, embora ainda haja bastante neve. Ah, e diferentemente do livro, as histórias são contadas ao mesmo tempo.

A única semelhança entre O Expresso Jubileu, escrito por Maureen Johnson e a parte no filme que a corresponde é que há uma tempestade de neve e um Stuart. Gostei das duas versões, mas sem dúvidas a do livro foi a mais interessante para mim. Acho que a grande nevasca foi tirada do longa-metragem por não ser exatamente tão legal para a parte mais visual, e talvez ficasse confuso, suponho.

DEIXE A NEVE CAIR

Ao mesmo tempo, faz a história perder muito da essência, diminuindo a urgência dos acontecimentos, especialmente nos acontecimentos de O Milagre da Torcida de Natal, já que nesse a maior graça era o fato dos três amigos arriscarem a vida para chegar até às líderes de torcida. Nesse, porém, há uma maior fidelidade em relação aos personagens, pelo menos no que se refere às suas personalidades, e acrescenta momentos ainda mais divertidos ao que já é bastante hilário no texto de John Green.

DEIXE A NEVE CAIR

Mas se houve um dos contos que foi absolutamente alterado é O Santo Padroeiro dos Porcos, que trouxe algo legal em relação à Dorrie, que no filme é a única a ter grandes problemas românticos com líderes de torcida esnobes. E diferentemente do livro, Addie é posta totalmente de lado e quase sem desenvolvimento, sem falar de Jeb ter tido sua importância trazida a quase zero e essência mais correspondente a um personagem do primeiro conto. Gosto da diferença por um lado, mas como gostei muito do arco no texto de Lauren Myracle, fiquei com a sensação de falta nessa parte do filme.

DEIXE A NEVE CAIR

Considerações Finais

Ambas as obras se equilibram no quesito entretenimento. No caso das adaptações de modo geral, eu particularmente acabo sempre dando mais preferência aos livros, até pelo maior espaço e possibilidade de desenvolver os personagens. Sei, porém, que é preciso entender que são duas mídias diferentes e, no final das contas, é usado o termo adaptação justamente por não seguir à risca os acontecimentos, mas alguns easter eggs fazem falta para quem gosta da obra original. Tipo, alguém pode me dizer POR QUE ela não se chama Jubileu? Além disso, o enredo e as motivações dos personagens principais são completamente diferentes, além do fato de que a história de John Green foi a única que permaneceu praticamente intacta. Dito isso, no geral, o filme é adorável, mantém o clima do livro apesar das mudanças e faz bem o estilo “sessão da tarde”, sendo leve e divertido.

Ficha Técnica

Título Original: Let It Snow
Ano produção: 2019
Dirigido por: Luke Snellin
Estreia: 08/11/2019 (Brasil)
Duração: 93 minutos
Classificação: 12
Gênero: Comédia, Romance
País de Origem: Eua
Nota IMDB: 5,8/10
Nota Rotten Tomatoes: 81 %

Trailer Oficial

Leia a Obra original

Comentários

Postagens mais visitadas