Resenha | CIDADE DE VIDRO, por Cassandra Clare

Capa do livro resenhado

Ficha Técnica

Instrumentos Mortais Volume 3
[Universo dos Caçadores de Sombras]
Gênero: Young Adult/ Baixa Fantasia
Publicação: 2011
Editora: Record/ Galera
639 páginas

Sinopse

Em busca de uma poção para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras. Mas à medida que se aproxima de Ragnor Fell, o feiticeiro que pode curar a mãe, ela descobre segredos sobre seu passado e o de Jace - e o irmão não hesita em deixar claro que não a quer por perto. Isso Clary já entendeu, ela só não imagina que está prestes a participar de uma batalha épica, na qual Caçadores de Sombras e integrantes do Submundo terão que se unir se quiserem sobreviver.

Compre e Leia


Resenha

A história aqui se passa na maior parte em Idris, o lar dos caçadores de sombras. Clary começa a fazer investigações sobre seu passado, tentando juntar o quebra-cabeças de informações que ela obteve até agora. Temos ainda a inserção de Sebastian, um personagem bastante interessante e misterioso que ajuda a movimentar mais os acontecimentos.

Jace continua angustiado por não poder ficar com sua amada, enquanto que Simon passa por maus bocados por ter sobre si suspeitas de sua nova condição de diurno após os eventos do livro anterior. Temos também um pouco mais de detalhes da vida e elementos da personalidade de Valentim, que senti não ser muito explorada ao longo da série, parecendo a princípio um personagem bem raso. Nesse volume, porém, é mais palpável sua frieza e o alcance de sua perversidade.

[...] — As pessoas não nascem boas ou ruins. Talvez nasçam com tendências a um caminho ou outro, mas é a maneira como se vive a vida que importa. [...]

Com Valentim cada dia se tornando mais poderoso ao reunir os instrumentos mortais, os membros da Clave precisam entender que o inimigo do seu inimigo deve ser considerado – mesmo que temporariamente – seu amigo, pois só juntando as forças que eles terão alguma chance nessa guerra.

Mesmo com o começo meio parado, a partir da segunda metade desse livro é onde realmente se salva a trilogia. Eu li os dois primeiros livros e decidi ler este por motivos de: Simon. Ele é divertido, e como eu estava entediada, li para saber como seria o desenvolvimento dele. Honestamente, os dois primeiros volumes são bem medianos, então as reviravoltas ocorridas aqui, foram decisivas para eu me tornar leitora assídua desse universo dos caçadores de sombras. Continuei não amando o Clary e Jace, mas como todos os demais personagens são envolventes, o resultado final vale a raivinha que passei com esses dois.

No mais, a história principal é toda encerrada, então se você estiver com medo de começar a ler uma saga tão longa, pode experimentar a primeira trilogia antes de decidir se aventurar por todos os livros do universo. Aliás, depois dessa leitura, se estiver disposto, aconselho que vá para a série Peças Infernais (PI), que é uma prequela com os antepassados dos personagens de Instrumentos Mortais (IM). Eu prefiro essa ordem de leitura porque na segunda trilogia de IM há micro spoilers de PI, e se você for sagaz vai perceber acontecimentos antes da hora.

Visão Geral

Plot 8,5
Personagens 8,5
Impacto Pessoal 8,5
Final 9

Em Suma

Escrita Cativante. Empolgante. Divertido | 8,6

Compre e Leia

Comentários

Postagens mais visitadas