Resenha | A CHAMA DE EMBER, por Colleen Houck

Capa do livro resenhado

Ficha Técnica

Gênero: Young Adult/ Fantasia/ Steampunk
Nome original: The Lantern's Ember
Publicação: 2019
Editora: Arqueiro
341 páginas

Sinopse

Quinhentos anos atrás, Jack fez um pacto com um demônio e acabou condenado a uma eternidade de servidão. Como um lanterna, seu único dever é guardar um dos portais que levam ao reino imortal, garantindo que nenhuma alma se infiltre onde não é bem-vinda. Jack sempre fez um excelente trabalho... até conhecer a bela Ember O'Dare.

Há tempos, a bruxa de 17 anos vem tentando enganar Jack para atravessar o portal. Insistente, sem temer os alertas dele, Ember enfim consegue adentrar a dimensão proibida com a ajuda de um vampiro afável e misterioso, e então tem início uma perseguição frenética através de um mundo deslumbrante e perigoso.

Agora Jack precisa resgatar Ember antes que os universos terreno e sobrenatural entrem em colapso e se tornem um caos.

Compre e Leia


Resenha

Com uma narrativa em terceira pessoa, temos aqui uma obra que utiliza elementos do conto A lenda do cavaleiro sem cabeça, de Washington Irving, da origem do Haloween e mais algumas outras histórias. Embora use inspirações sombrias, não se aprofunda especificamente em nenhuma destas, trazendo uma narrativa mais voltada para aventura, com características fortemente steampunk mescladas com fantasia.

Jack é um lanterna, um ser amaldiçoado que já foi humano, e agora precisa vagar eternamente com sua alma presa a uma abóbora. Tudo começou quando ele foi enganado, e agora tem a missão de proteger sua encruzilhada e cumprir a tarefa de manter os mundos em equilíbrio. Ele sabe o que pode acontecer a bruxas que são detectadas, por isso quando vê Ember, ainda pequena, decide não denunciá-la e por isso se torna um tipo de guardião da bruxinha. Ela, por sua vez, sempre soube de sua existência, e apesar de nunca terem se encontrado ou falado até então, sente que Jack é um amigo. Logo no começo da narrativa ele se apresenta a ela, e vemos o quanto seus laços são profundos antes mesmo de se comunicarem.

Desafiando os conselhos de Jack e tomada por uma necessidade profunda, Ember acaba atravessando a encruzilhada com a ajuda do charmoso vampiro Dev. Mesmo ciente de possíveis segundas intenções deste, a impetuosa moça, que é bem incomum e à frente de seu tempo, não desiste de seus planos e embarca em uma jornada rumo ao Outro Mundo. Preocupado com sua protegida, logo Jack segue em seu encalço.

[...] Não se interessava por nenhum dos garotos do vilarejo. Eles eram tão fáceis de decifrar quanto folhas de chá no fundo de uma xícara ou o gosto promissor de chuva no ar. Ember não queria nada fácil. Queria mistério. [...]

Há momentos hilários e uma bruxa fujona, naves-pirata, aventuras no mar, monstros gigantes, uma ilha misteriosa e perseguições que dão uma sensação constante de aventura. A história chamou particularmente minha atenção por volta do segundo terço do livro, após o reencontro de Jack e Ember, quando fica bastante movimentada e cheia de reviravoltas.

Até ali achei tudo meio parado e morno, mas quando engatou ficou realmente interessante. Algumas das conclusões finais são citadas em um grande resumo e de modo corrido e isso me incomodou um pouco, mas de modo geral o terço final foi muito envolvente, compensando totalmente o início que não me agradou tanto.

Visão Geral

Plot 8,5
Personagens 8,5
Impacto Pessoal 7
Final 10

Em Suma

Divertido. Escrita Cativante. Vibrante | 8,5

Compre e Leia

Comentários

Postagens mais visitadas