Resenha | RAINHAS GEEK, por Jen Wilde
Ficha Técnica
Gênero: Young Adult/ LGBT
Nome original: Queens of Geek
Publicação: 2018
Editora: Planeta de Livros/ Minotauro
256 páginas
Sinopse
Charlie é youtuber, atriz, bissexual... E uma das atrações principais da Supa Con, a convenção de cultura pop mais famosa do mundo. Essa é sua chance de mostrar aos fãs que superou seu término público com o ex-namorado – e co-estrela de seu último lme – Reese Ryan. O reencontro de Charlie e Reese deixa o clima pesado, mas quando a it girl Alyssa Huntington aparece como convidada surpresa no evento, o que Charlie pensava ser apenas um crush de internet se mostra muito real. Melhor amiga de Charlie, Taylor quer ser invisível. Seu cérebro parece estar programado para funcionar de maneira diferente das outras pessoas e ela gosta de rotina e estabilidade. A única mudança que ela quer em sua vida é no status de sua amizade com Jamie, o que ela sabe que nunca acontecerá. Mas, ao ouvir sobre um concurso de cosplay de seu fandom favorito, Taylor começa a repensar até onde vai seu medo de se destacar.
Compre e Leia
Resenha
Nessa obra temos narrativas em primeira pessoa alternadas entre as personagens Charlie e Taylor, meninas de personalidades bem diferentes que vão, juntamente com Jamie – o terceiro membro dos três melhores amigos –, em uma convenção de cultura POP muito famosa nos EUA, chamada SupaCon – uma versão literária da ComicCon. Lá elas vivem momentos especialmente marcantes nesse período de passagem da adolescência para a vida adulta.
[...] — História e experiência me mostraram que é muito difícil para as pessoas entenderem, e muito fácil para elas julgarem. [...]
Sofrendo de ansiedade social e muita dificuldade em se relacionar com qualquer pessoa que não sejam Charlie e Jamie, Taylor é tímida e é muito fangirl da autora responsável pela criação da Rainha Firestone. A fim de encontrá-la, a garota enfrenta todos seus medos e ainda tem que lidar com o fato de quase não conseguir mais esconder seus sentimentos do amigo Jamie, por quem ela é muito apaixonada – ele é um fofo, aliás. Sua forma mais fácil de se expressar é blogando em seu perfil no Tumblr, onde se mostra mais aberta quanto aos sentimentos.
[...] Sabe o nervosismo que faz as mãos suarem e o coração disparar antes de se levantar e falar em público?
Isso é o que eu sinto em uma conversa normal durante o jantar. Ou quando penso em conversar durante o jantar. [...]
Atriz em ascensão, Charlie é uma Youtuber conhecida que terá que rever seu ex-namorado Reese, cujo relacionamento não terminou muito bem. Para “melhorar” a situação, ela e ele são fortemente shippados, e a menina precisa se explicar o tempo todo para mídia e para os fãs o porquê não volta a namorar o embuste! Ali ela acaba conhecendo sua crush Alyssa, o que pode vir a ser um problema, considerando que Charlie tem muito medo da superexposição e que seu pretenso rolo vire mais objeto de especulação e ela acabe magoada mais uma vez.
Os três amigos estão prestes a morar juntos após a formatura. Durante a Supacon as meninas passam por experiências realmente transformadoras, tornando assim a viagem mais do que especial. Charlie precisa entender que não pode esperar que seus relacionamentos atuais sejam a repetição dos anteriores, e por mais que ela tenha se decepcionado no passado, as pessoas são diferentes e, acima de tudo, começa a entender como conciliar seus sentimentos com o trabalho, que a expõe bastante. Taylor conhece outras pessoas que estão passando ou já passaram por situações semelhantes as dela e percebe que seus problemas não precisam ser impeditivos para sua felicidade.
[...] Fico muito brava quando o mundo pensa que meu corpo é minha qualidade mais importante.
E que todo o resto em mim é secundário, ou medido em comparação à minha aparência como algum tipo de balança de valor.
Foda-se essa merda. [...]
Gostei bastante do fato de a história mostrar duas meninas em suas diferentes perspectivas, personalidades e experiências. Enquanto que Taylor não é uma menina que se encaixa nos padrões de beleza, Charlie é a menina que chama atenção por sua aparência.
Mas ainda assim ambas possuem problemas de relacionamento. Outro fator que tornou esse livro adorável e um queridinho para mim foi a autora conseguir lidar com pluralidade sem cair no lugar-comum dos estereótipos e focando de forma leve no desenvolvimento das personagens, o que por si só já é admirável e muito necessário.
Visão Geral
Em Suma
Divertido. Representativo. Aquece o coração | 9,6
Comentários
Postar um comentário