Resenha | Um Encontro de Sombras por V. E. Schwab
Ficha Técnica
Os Tons de Magia Volume 2
Gênero: Fantasia
Nome original: A gathering of shadows
Publicação: 2017
Editora: Record
560 páginas
Sinopse
Quatro meses se passaram desde que a pedra sombria caíra nas mãos de Kell. Quatro meses desde que seu caminho cruzara com o de Delilah Bard. Quatro meses desde que Rhy fora ferido, que os gêmeos Dane foram derrotados e que a pedra fora enviada com o corpo moribundo de Holland, pelo portal, de volta para a Londres Preta. Em diversos aspectos, as coisas quase voltaram ao normal, apesar de Rhy ficar mais tempo sóbrio e de Kell estar sempre assolado pela própria culpa. Inquieto e tendo desistido dos contrabandos, Kell é frequentemente visitado por sonhos sobre acontecimentos mágicos de mau agouro, acordando apenas para pensar em Lila, que desapareceu no píer como sempre desejara fazer. Conforme a Londres Vermelha finaliza as preparações para os Jogos Elementais (uma competição de magia internacional e extravagante com o intuito de entreter e manter saudáveis os laços entre os países vizinhos), certo navio pirata se aproxima, trazendo velhos amigos de volta ao porto da capital. Mas, enquanto a Londres Vermelha está absorta em bajulações e nas emoções dos Jogos, outra Londres está gradualmente voltando à vida, e aqueles que se pensava estarem perdidos para sempre retornaram. Afinal, uma sombra que se esvai no meio da noite reaparece pela manhã, e tudo indica que a Londres Preta se ergueu novamente. Sendo assim, para manter o equilíbrio da magia, outra Londres deve perecer.
Compre e Leia
Resenha
Poucos meses após os acontecimentos do livro um, Lila está se adaptando à sua nova vida e realizando seu tão almejado sonho de ser pirata, enquanto que Kell tem passado por uma enorme pressão por causa das desconfianças de todos no reino, incluindo o rei e a rainha, estes que até então afirmavam que eram seus pais adotivos e provando agora exatamente o oposto.
A narrativa gira em torno dos momentos, sentimentos e situações em que ambos estão passando, mas também vai nos apontando o futuro próximo em que seus destinos irão novamente se cruzar. Kell não sai do pensamento de Lila e vice-versa, e a todo momento fica um “e se?” pairando entre os dois. Eu não acho que um romance era substancial para a história deles pois a amizade que surgiu foi uma de uma conexão profunda o suficiente desde o primeiro momento, mas de qualquer modo não vou dar spoiler sobre isso, embora nada muito impactante tenha acontecido nesse sentido.
O reino irá passar por um grande torneio de luta com uso de magia, e por esse motivo, Lila logo se empolga, afinal agora ela consegue manipular um pouco de elementos e vê a oportunidade perfeita de cair em encrenca. Kell, a fim de se sentir menos sufocado, tem treinado constantemente e também se anima com a ideia de competir ilegalmente – afinal como um antari, não seria justo com os demais competidores.
Durante toda a leitura dessa edição, fiquei na expectativa de algo grande acontecer. Talvez um momento de reviravolta ou mudança maior, seja na trama do torneio ou mesmo deixando claro quem seria o grande antagonista. Embora ao longo da escrita hajam dicas, não há nenhum vilão agindo como no volume um. E de modo geral acabou havendo muito mais foco na vida de Lila e Kell durante o dia a dia até o reencontro, incluindo o esclarecimento sobre como eles se sentiam em relação a alguns eventos que haviam me incomodado antes e que agora entendi.
Pois é. No fim das contas, em Um Encontro de Sombras sobra desenvolvimento de personagem, e quase nada de trama envolvendo o universo criado. Me peguei um pouco entediada em algumas partes, talvez por ter criado altas expectativas após a leitura do primeiro volume.
Veja bem: o livro não é horrível – embora eu qualifique poucos dessa forma –, tampouco entrega uma história envolvente. Até me diverti em diferentes momentos, mas acredito que senti falta da urgência nos acontecimentos e senti tudo meio “morno”. Como nos momentos finais tem um gancho que elevou novamente minhas expectativas, o volume três está na minha mira para leitura.
Visão Geral
Em Suma
Divertido. Vibrante. Escrita Cativante | 8
Comentários
Postar um comentário