Dicas | Meu Top 10 de 2020

Em uma única palavra, acho que posso resumir 2020 em um ano... Difícil. Começando com planos adiados, frustrações a mil, medo pela saúde daqueles que amo e preocupação pelo desdém de autoridades com o bem-estar social, além a falta de empatia pelo o não uso de máscaras e cuidados contra o espalhamento do vírus.

Mas como mesmo nos piores momentos ainda há um fio de esperança, percebi também a solidariedade com quem teve necessidade, a necessária luta por direitos com o #BlackLivesMatter, e a preocupação em fazer valer a ciência, o que é admirável com a atual onda de obscurantismo. Essa montanha-russa de emoções afetou um pouco minha rotina de leitura, mas ainda assim encontrei alguns títulos bem interessantes! Listei aqui na ordem em que li, com uma breve descrição.

RAINHA DO AR E DA ESCURIDÃO, por Cassandra Clare

capa de livro

Artifícios das Trevas Volume 3
[Universo dos Caçadores de Sombras]
Gênero: Young Adult/ Fantasia
Nome original: Queen of air and darkness
Publicação: 2019
Editora: Record/ Galera

Finalmente finalizei Artifícios das Trevas! Passei por muitas emoções com esse livro; e embora ele se correlacione de forma excelente com as outras séries do universo dos caçadores de sombras, trazendo vários easter eggs e personagens que participam de outras histórias, também é ótimo para quem leu apenas a série a qual pertence. Um excelente final de trilogia!


A REBELDE DO DESERTO, por Alwyn Hamilton

capa de livro

A Rebelde do Deserto Volume 1
Gênero: Young Adult/ Fantasia
Nome original: Rebel of the Sands
Publicação: 2016
Editora: Seguinte

Atualmente estou em andamento com segundo volume da trilogia, afinal são tantos livros para ler que um ou outro acaba ficando meio de lado. Mas gostei muito dessa leitura, que apresenta um universo fantástico baseado em lendas árabes! Pretendo finalizar a trilogia ainda esse ano.


INOCÊNCIA? - Um romance sobre vampiros, lobisomens e surpresas, por Gail Carriger

capa de livro

O Protetorado da Sombrinha Volume 3
Gênero: Steampunk/ Fantasia
Nome original: Blameless
Publicação: 2015
Editora: Valentina

Este é o volume três da série O Protetorado da Sombrinha. Eu fiquei enrolando um pouco para terminar o livro um, que ficou guardadinho por uns anos. Então, quando finalizei em 2019, deixei os outros para depois. Já em 2020, li os volumes dois a quatro, empacando no último apenas por peninha de acabar uma das séries mais divertidas dos últimos tempos.


PRELÚDIO SOMBRIO, por Tillie Cole

capa de livro

Hangmen Volume 1
Gênero: New Adult/ Dark
Nome original: It ain't me, babe
Publicação: 2019
Editora: The Gift Box

Já digo que você precisa de muito sangue frio nesse livro, que é o volume um de uma série pesadíssima, que conta em detalhes cenas de pedofilia e abusos por meio de uma seita religiosa. Foi muito difícil ler essa obra, mas ela me levou a ler bastante sobre o assunto no mundo real, e por isso acho que teve um grande impacto na minha vida.


FANGIRL, por Rainbow Rowell

capa de livro

Gênero: Young Adult/ Amadurecimento
Publicação: 2014
Editora: Seguinte

Aqui temos uma história de amadurecimento de uma jovem que está saindo da adolescência e tem aprendido aos poucos a conviver com seu desconforto ao lidar com pessoas diferentes e nos mostra de forma delicada sobre inseguranças que muitas pessoas passam nesse período da vida, mesmo que nesse caso sejam às vezes exacerbadas pelas questões na vida da personagem.


À PROCURA DE AUDREY, por Sophie Kinsella

capa de livro

Gênero: Young Adult
Nome original: Finding Audrey
Publicação: 2015
Editora: Record/ Galera

Uma história que trata sobre as consequências do bulling e depressão na adolescência; fiquei encantada com a profundidade dessa obra, e aqui também tive grande conexão com a história, pois a autora nos insere de forma muito real no mundo de Audrey.


BELLE, por Lesley Pearse

capa de livro

Gênero: Romance Histórico
Publicação: 2012
Editora: Novo Conceito

Esse livro estava empacado havia uns dois ou três anos, pois eu sofri muito ao ler as cenas cruas de abuso sexual; mas a leitura valeu muito a pena, não só pela escrita da autora, mas porque a jornada de Belle realmente é admirável, pois ela é uma garota que não desiste de viver e correr atrás da sua felicidade.


AUTO DA COMPADECIDA, por Ariano Suassuna

capa de livro

Gênero: Teatro
Publicação: 2005
Editora: Nova Fronteira
Literatura Brasileira

Me diverti horrores com essa leitura! Eu já tinha visto a adaptação televisiva, mas como já fazia tempo demais – e eu era pequena –, não lembrava muitos detalhes. Então resolvi ler e amei demais a escrita de Ariano Suassuna, com uma história cheia de comédia, drama e sarcasmo.


O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO, por J. D. Salinger

capa de livro

Gênero: Amadurecimento
Nome original: The Catcher in the Rye
Publicação: 2020
Editora: Todavia

O começo da leitura desse livro me deixou um pouco irritada com o protagonista! Achei que ele reclamava demais e não estava me conectando. Então, parei para dar uma leve pesquisada – tentando sempre fugir dos terríveis spoilers –, e percebi o quanto subversiva foi essa obra, ao tratar de adolescência nos anos 50, onde esse conceito era sequer discutido a fundo. Ao ver com outros olhos, gostei bastante do que é tradado aqui.


HISTÓRIA DA SUA VIDA E OUTROS CONTOS, por Ted Chiang

capa de livro

Gênero: Ficção Científica/ Contos
Nome original: Stories of Your Life and Others
Publicação: 2016
Editora: Intrínseca

Um livro nada leve! Mas não por tratar de violência ou algo assim. Ele aborda ciência de várias formas, cada conto com uma abordagem diferente. Mas ainda assim foi um daqueles livros que dá vontade de ler de tempos em tempos, pois a escrita e a profundidade do texto capturam totalmente nossa atenção.

Comentários

Postagens mais visitadas