Resenha | UM ESTRANHO SONHADOR, por Laini Taylor

Capa do livro resenhado

Ficha Técnica

Volume 1 da Duologia com “A musa dos pesadelos”
Gênero: Young Adult/ Fantasia
Nome original: Strange the Dreamer
Publicação: 2020
Editora: Universo dos Livros
544 páginas

Sinopse

O sonho escolhe o sonhador, e não o contrário e Lazlo Estranho, órfão de guerra e bibliotecário júnior, sempre temeu que seu sonho tivesse escolhido mal.

Desde os cinco anos, ele era obcecado pelos mistérios de Lamento, uma cidade mítica perdida. O que aconteceu lá duzentos anos atrás que a separou do restante do mundo? Que tipo de deuses existiam lá e foram mortos pelo Matador de Deuses? Essas respostas o aguardam em Lamento, mas também mais mistérios incluindo a deusa de pele azul que aparece nos sonhos de Lazlo.

Neste romance de tirar o fôlego indicado para sonhadores dispostos a se aventurar em mundos mágicos, repletos de personagens marcantes e seus conflitos emocionais, a sombra do passado é tão real quanto os fantasmas que assombram a cidadela de divindades assassinadas.

Aventure-se em um mundo mítico de horror e maravilha, mariposas e pesadelos, amor e massacre.

Compre e Leia


Resenha

Uma história cheia de mistérios contada em terceira pessoa. Esse é o primeiro volume da duologia, com o livro dividido de modo a nos mostrar o ponto de vista de Lazlo e também de Sarai, ora mais focado da vida de um, ora sobre o outro.

Sendo órfão e criado sem um pingo de amor entre monges, Lazlo acaba por conhecer o mundo das histórias e se encantar, especialmente quando se depara com livros, o que lhe rende o apelido de Estranho Sonhador. Particularmente eu consigo entendê-lo muito bem, afinal quem gosta de ler viaja em vários mundos sem sair do lugar! Ele vive sempre em seus próprios devaneios e histórias, especialmente quando se trata de uma cidade longínqua e perdida na qual tem muito interesse.

[...] Ele era raramente visto sem um livro aberto em frente ao rosto. Lia enquanto andava. Lia enquanto comia. Os outros bibliotecários suspeitavam que, de alguma forma, ele lia enquanto dormia, ou talvez nem dormisse. [...]

Ele tem uma bondade genuína que pode por vezes parecer um tanto irritante. Ou pelo menos foi para mim, a princípio. Eu sentia vontade de dar uma sacudida no rapaz e dizer a ele para não ser tão inocente, e acabou que ele mostra que ter um coração aberto pode sim ser bom, mesmo que de início pareça que o pobre coitado só tem como destino cair em armadilhas... No fim serviu para deixar bem clara sua pureza e firmeza de caráter.

No outro lado do mundo, bem longe de onde vive Lazlo, perto da tão sonhada cidade perdida, está Sarai com sua diferente família. Ali ela também se sente solitária, e é muito parecida com ele em vários aspectos. Ela vive aprisionada em uma cidadela, e assim como Lazlo, a moça não teve pais, só podendo interagir com as pessoas através de seus sonhos.

Em dado momento, Lazlo se vê de frente com a oportunidade de finalmente conhecer o mundo e a tal cidade que lhe desperta tanta curiosidade; com o passar da narrativa, seu caminho se cruza com o de Sarai, cujos poderes são tanto um presente quanto uma maldição. Eles são muito semelhantes, apesar de serem de mundos totalmente diferentes. Tem um quê de amor instantâneo, o que geralmente não me agrada muito, mas tudo é tão poético e encantador, e as interações entre ambos foram tão doces que adorei cada momento.

[...] A vida não vai simplesmente acontecer a você, garoto – disse ele. – Você tem de fazer acontecer a vida. Lembre-se: o espírito fica preguiçoso quando negligencia as paixões. [...]

Devo confessar que não gostei desse livro de cara; só fui me encantar lá pelo capítulo em que Lazlo sai do marasmo da biblioteca e a narrativa começa a se movimentar. Dali em diante, fiquei presa à história e não quis parar mais! No mais, a mitologia e todos seus detalhes são incrivelmente únicos, capaz de nos deixar ansiosos por mais. A construção do mundo é simplesmente impressionante. Os locais e cidades recebem descrições vívidas e detalhadas. Quanto ao final, este foi impactante, emocionante, surpreendente e me deixou bem ansiosa pela continuidade!

Visão Geral

Plot 9
Personagens 10
Impacto Pessoal 8
Final 9

Em Suma

Tocante. Empolgante. Escrita Cativante | 9

Compre e Leia

Comentários

Postagens mais visitadas