Resenha | SOMBRA E OSSOS, por Leigh Bardugo
Ficha Técnica
Grisha/ Grishaverso Volume 1
Gênero: Young Adult/ Fantasia
Nome original: Shadow and Bone
Primeira Publicação: 2013
Publicação: 2021
Editora: Planeta de Livros/ Minotauro
353 páginas
Sinopse
Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.
Compre e Leia
Resenha
Um universo cheio de magia, guerra e intrigas políticas, e com toda uma inspiração cultural russa. Aqui acompanhamos a narrativa em primeira pessoa de Alina Starkov, uma órfã que trabalha no Primeiro Exército do reino de Ravka, que vive em disputas a séculos, mas não há grande aprofundamento dessas questões.
No entanto, fica claro que grande parte do poder militar se deve a presença dos grishas no Segundo Exército. Estas são pessoas especiais que detém o controle da "pequena ciência", manipulando elementos e assim permitindo certa vantagem em batalha e em vários aspectos da vida. Eles existem ao redor de vários países, mas nem todos governantes os consideram confiáveis, alguns considerando-os até mesmo como bruxos que devem ser eliminados.
Por conta de uma batalha muito antiga, um lendário grisha criou a chamada Dobra das Sombras, uma faixa de escuridão profunda que isola todo o reino e onde há apenas medo e morte. Ao tentar atravessar essa região, Alina descobre ao acaso que tem o poder único de interferir na Dobra e que talvez seja a salvação que todos em Ravka esperavam, ao reunificar a região.
Ela é então convocada ao Segundo Exército para treinar e usar seu dom, mas ao mesmo tempo sente muitas dúvidas sobre si mesma e de sua capacidade, pois desde o incidente que despertou seus poderes, a menina não consegue mais usá-los e se sente muito frustrada.
[...] Olhei de novo para a mancha no horizonte e tive que reprimir um arrepio. Eu já tinha visto a Dobra das Sombras em muitos mapas, um corte negro que separara Ravka de sua única área costeira e a deixara isolada do mar. [...]
Mais da metade desse primeiro volume é dedicado a mostrar como Alina está se adaptando a esse novo mundo e também sobre suas próprias autodescobertas e amadurecimento, além de nos apresentar o “grishaverso” e os sentimentos dela quanto a todas as mudanças bruscas desde a descoberta de seu poder. Meu maior pé atrás foi na falta de desenvolvimento da relação dela com Maly, pois parece ser um ponto muito importante na vida dela, mas ao mesmo tempo, não temos como ter certeza se é apenas uma paixonite ou se eles têm mesmo uma proximidade significativa; acho que seria mais interessante ter mais cenas da amizade que eles construíram e tudo mais, já que foi muito mais fácil shippar ela com o Darkling do que com o crush da moça.
Curiosidades
- A série está sendo republicada pela Editora Planeta de Livros, mas já foi publicada anteriormente pela Gutenberg Editora (que aliás é a versão que eu li);
- A Netflix lançou a série Sombra e Ossos, inspirada no universo criado pela autora, que até o momento é composto pela trilogia Grisha e mais duas duologias spin-off.
Visão Geral
Em Suma
Empolgante. Vibrante. Escrita Cativante | 8,6
Comentários
Postar um comentário